Comentário
19 setembro, 2011

Índia e Paquistão: inundações, mortes, perdas de safra

Sérgio Abranches

As monções de verão produziram chuvas torrenciais neste mês de setembro na Índia e no Paquistão, matando, desalojando e destruindo culturas.

A situação é mais grave no Paquistão, cuja região atingida ainda não estava inteiramente recuperada das inundações do ano passado, que resultaram em perdas econômicas da ordem de US$ 10 bilhões, muitas mortes e grande quantidade de desabrigados. A região mais atingida foi a das planícies férteis, o que terá dramáticos efeitos sobre a segurança alimentar do país. Na Índia, ainda não se tem uma estimativa completa das perdas agrícolas, mas não serão pequenas.

As culturas mais afetadas, além de produtos consumidos localmente, foram algodão e cana de açúcar. Commodities globais cujos preços já vinham pressionados por perdas com as secas no Texas e estados vizinhos, grandes produtores de algodão, e quebras de safra de cana, no Sul da Ásia, no Caribe e no Brasil.

O resultado é que o preço dos alimentos continuará pressionado este ano e no ano que vem. Nas áreas mais pobres afetadas pela monções e nas regiões da África em seca, a fome provocará uma tragédia humana. A inflação global nos alimentos persistirá no mínimo até o final do ano que vem.

O preço do açúcar continuará em alta, puxando os preços do etanol e reduzindo sua oferta, uma vez que o mercado de açúcar é mais aberto e mais amplo. Por isso os produtores continuarão dando preferência à produção de açúcar.

Muitas regiões do mundo continuam sem capacidade de ação preventiva quando ameaçadas pela iminência de eventos climáticos extremos. No Paquistão houve claras demonstrações de incapacidade de governança e recursos disponíveis acabaram não sendo aplicados em prevenção. As monções só terminarão em outubro e há possibilidade de mais chuvas fortes até o final e setembro.

Este é o sétimo ano consecutivo em que mudanças climáticas extremas afetam a produção de alimentos em várias partes do mundo.

Ouça também meu comentário na CBN:


Tags:, , , , , , , , , , ,